Navegando pela Literacia Oceânica: A Educomunicação no Horizonte Oceânico Brasileiro
Recentemente, tive a honra de colaborar com um estudo de caso do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), publicado na revista ‘Ocean Sustainability’, do grupo Nature. O estudo destaca o potencial da educomunicação em transformar nossa relação com os oceanos. Participaram da redação do trabalho junto comigo outros(as) oito autores(as), da Espanha, Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia.
Intitulado “Networked media and information ocean literacy: a transformative approach for UN ocean decade” (Alfabetização oceânica em mídia e informação em rede: uma abordagem transformadora para a década do oceano da ONU), o artigo apresenta o HOB como um estudo de caso que exemplifica a força da educomunicação no engajamento da sociedade civil, com foco na governança oceânica. O programa HOB, um produto do esforço colaborativo do PainelMar, foi destacado por sua abordagem única que integra a literacia de mídia e informação com a literacia oceânica, promovendo uma governança mais inclusiva e baseada em ecossistemas.
Este estudo ilumina o papel transformador que a educomunicação pode desempenhar na governança dos oceanos, sobretudo a partir do exemplo do Programa HOB. A equipe do programa, composta por mentores pesquisadores de meio de carreira, profissionais do oceano no início de carreira, ativistas, consultores e estudantes de graduação, supervisionou o envolvimento voluntário de mais de 200 membros de redes e instituições de pesquisa e defesa marinhas em todo o Brasil
A metodologia transversal adotada pelo programa foi a educomunicação, uma abordagem regional de literacia em mídia e informação, que possibilitou o co-design, implementação e avaliação junto aos participantes. O processo de co-produção gerou uma série de materiais informativos temáticos, incluindo os volumes “Ampliando o Horizonte da Governança Inclusiva para o Desenvolvimento Sustentável do Oceano Brasileiro” e “Os horizontes de impacto 2030 da Cultura Oceânica Brasileira gerados pela ação educomunicativa inter-redes“. Fruto do trabalho de oito times de pesquisa-ação, esses materiais fortaleceram estratégias de advocacy pela região costeira brasileira. Advocacy é a prática de influenciar decisões dentro de instituições políticas, sociais e econômicas para promover uma causa, ideia ou política específica.
O que este artigo nos revela é que estamos no caminho certo, empregando a educomunicação para cultivar uma relação mais profunda e responsável com nossos mares. As abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação podem capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano a navegar eficazmente o espectro completo de questões relacionadas à sustentabilidade oceânica. Este estudo atesta a interconexão entre a ciência, política e prática oceânicas, como um lembrete poderoso de que a literacia vai além da compreensão — ela é também ação e transformação.
Estamos diante de uma realidade onde a educomunicação se torna uma perspectiva essencial para decifrar o código dos oceanos, permitindo-nos não apenas entender, mas também participar ativamente na sua preservação. O HOB é um exemplo brilhante dessa aplicação, onde a educomunicação é usada para engajar profissionais e a comunidade em uma governança oceânica mais inclusiva e baseada em ecossistemas. Em conclusão, o artigo argumenta convincentemente que abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação, que integram pensamento crítico, fontes de conhecimento diversas e estratégias colaborativas, são capazes de capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano. Esta abordagem aborda grupos-chave de desafios – conhecimento, infraestrutura e desafios fundamentais – promovendo soluções inovadoras para a sustentabilidade oceânica.
A educomunicação emerge, assim, como uma epistemologia do Sul para o fortalecimento de uma cidadania global consciente e ativa na governança dos oceanos, celebrando a diversidade cultural e social e, em última instância, aprimorando a resiliência comunitária e a capacidade transformadora – especialmente para as comunidades costeiras historicamente marginalizadas.
Convido você a mergulhar neste estudo e explorar como a educomunicação pode moldar o futuro da literacia oceânica e da governança dos nossos preciosos recursos marinhos. Juntos, podemos construir a Década dos Oceanos que necessitamos para o oceano que aspiramos, para o Brasil e para o mundo.
Agradecimentos
A implementação do programa HOB do PainelMar teve o patrocínio do Grupo Fundação Boticário, do Instituto Linha D’Água e administração do Instituto Costa Brasilis. Também foi beneficiada por uma bolsa do SDG Lab do projeto Global Hub Japan da Future Earth. A redação e publicação do artigo foi possível graças ao protagonismo do colega Leopoldo Cavaleri Gerhardinger e o financiamento do projeto TRADITION, apoiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) sob o programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia. O TRADITION é desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental e o Departamento de Pré-História da Universidade Autônoma de Barcelona, ES.