TupyDesign
Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

O VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação iniciam na próxima terça-feira (09/03) e seguem até o dia 19 de março. Já são 700 participantes inscritos representando quatro países e todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que as inscrições seguem abertas. O evento é totalmente online e gratuito e sua abertura contará com a participação de Cléia Demetrio Pereira, diretora de extensão do CEAD/UDESC, Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc e Luiz Antonio Ferreira Coelho, vice-reitor da UDESC..

Com o tema “Educomunicação em tempos de pandemia: Práticas e desafios”, o evento irá receber profissionais e pesquisadores de diversos países e tem como objetivo difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre Educação e Comunicação. Especialmente por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares. O evento é realizado pela UDESC, Educom Floripa e ABPEducom SC com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do edital PROVENTOS de 2020.

Todas as discussões propostas perpassam a cultura digital, a formação de professores, o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas. Essas discussões terão como pano de fundo as práticas desenvolvidas no contexto da pandemia da COVID-19, e os desafios que essa nova realidade trouxe à educação. É importante salientar que os eventos visam contribuir com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando reflexões, aprofundamento, debates e a socialização de pesquisas sobre diversos temas.

A programação dos eventos se desenvolve ao longo de oito dias, com um total de 16 atividades que somam 24 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados do Brasil, Peru, Espanha e Portugal. Toda a programação terá tradução em Libras. As conferências, palestras, painéis e debates irão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento.

O público-alvo dos eventos inclui pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

Uma novidade deste ano é a Oficina de Cobertura Colaborativa (Cob-Colab), feita para e pelos inscritos, organizados em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto.

O evento conta também com as seguintes instituições parceiras: Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) Núcleo Regional de Santa Catarina; Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC); Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC); Observatório Ibero-Americano de Educomunicação Bernunça n.0 (OIE Bernunça n.0); Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias (Edumídia/UFSC); Grupo de Pesquisa Mídia & Conhecimento (GPM&C/UFSC); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (NESEF/UNIPLAC); Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC); Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC); Projeto Toninhas – UNIVILLE; Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis (DEF/PMF); e Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Fica o convite para participação no VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação que almeja, numa construção coletiva, criar um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras. Conheça a programação do evento e realize sua inscrição no site www.educomfloripa.com.br

Para saber mais sobre o evento e conhecer a linha do tempo dos colóquios visite o site.

SERVIÇO:

O que: VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação
Quem: Promovido pelo grupo de pesquisa Educom Floripa, UDESC, ABPEducom SC e parceiros
Onde: Modalidade Online – Inscreva-se no site: https://www.educomfloripa.com.br/
Quando: 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de março de 2021 (ver os horários na programação disponível no site do evento).
Por quê: Com a temática Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios, os eventos têm como pano de fundo as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da pandemia de COVID-19 e os desafios que essa nova realidade trouxe para a inclusão das tecnologias na educação. O objetivo central dos colóquios é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das possíveis interfaces entre Educação e Comunicação, buscando o aprofundamento do conhecimento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares.

Público-alvo: pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Nome: Ademilde Silviera Sartori
Fone: 48 991648162
E-mail: ademildesartori@gmail.com
Nome: Rafael Gué Martini
Fone: 48 991298990
E-mail: rafael.martini@udesc.br

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Neste dia 14/08, submetemos o projeto do VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação ao Edital Proeventos Fase II Fapesc. Foram meses de dedicação, com o cancelamento da Fase I, o recadastramento do projeto novamente e, por último, a mudança para o formato online. Queríamos nos ver e festejar os eventos no calor do contato presencial, mas ponderamos que em março de 2021, infelizmente, ainda estaremos sob o jugo do isolamento físico. Sem problemas, faremos um belo evento com interação social mediada pelas tecnologias. Nada mais educomunicativo.

Formação em Educomunicação acontece em eventos socioambientais em Florianópolis

Formação em Educomunicação acontece em eventos socioambientais em Florianópolis

O Coletivo Memórias do Mar, a Ecovila São José e o Instituto Linha D’água realizaram entre os dias 15 e 19/10 formação em educomunicação durante o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (ENCOGERCO) e II Simpósio Brasileiro de Praias Arenosas (SBPA), que aconteceram em Florianópolis (SC) (http://www.praiaegestao.com.br/).

Pin It on Pinterest