Navegando pela Literacia Oceânica: A Educomunicação no Horizonte Oceânico Brasileiro

Navegando pela Literacia Oceânica: A Educomunicação no Horizonte Oceânico Brasileiro

Recentemente, tive a honra de colaborar com um estudo de caso do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), publicado na revista ‘Ocean Sustainability’, do grupo Nature. O estudo destaca o potencial da educomunicação em transformar nossa relação com os oceanos. Participaram da redação do trabalho junto comigo outros(as) oito autores(as), da Espanha, Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Intitulado “Networked media and information ocean literacy: a transformative approach for UN ocean decade” (Alfabetização oceânica em mídia e informação em rede: uma abordagem transformadora para a década do oceano da ONU), o artigo apresenta o HOB como um estudo de caso que exemplifica a força da educomunicação no engajamento da sociedade civil, com foco na governança oceânica. O programa HOB, um produto do esforço colaborativo do PainelMar, foi destacado por sua abordagem única que integra a literacia de mídia e informação com a literacia oceânica, promovendo uma governança mais inclusiva e baseada em ecossistemas.

Este estudo ilumina o papel transformador que a educomunicação pode desempenhar na governança dos oceanos, sobretudo a partir do exemplo do Programa HOB. A equipe do programa, composta por mentores pesquisadores de meio de carreira, profissionais do oceano no início de carreira, ativistas, consultores e estudantes de graduação, supervisionou o envolvimento voluntário de mais de 200 membros de redes e instituições de pesquisa e defesa marinhas em todo o Brasil​

A metodologia transversal adotada pelo programa foi a educomunicação, uma abordagem regional de literacia em mídia e informação, que possibilitou o co-design, implementação e avaliação junto aos participantes. O processo de co-produção gerou uma série de materiais informativos temáticos, incluindo os volumes “Ampliando o Horizonte da Governança Inclusiva para o Desenvolvimento Sustentável do Oceano Brasileiro” e “Os horizontes de impacto 2030 da Cultura Oceânica Brasileira gerados pela ação educomunicativa inter-redes“. Fruto do trabalho de oito times de pesquisa-ação, esses materiais fortaleceram estratégias de advocacy pela região costeira brasileira. Advocacy é a prática de influenciar decisões dentro de instituições políticas, sociais e econômicas para promover uma causa, ideia ou política específica.

Figura 2 – Representação das múltiplas questões de sustentabilidade oceânica abordadas pelas equipes de pesquisa-ação durante o programa de quatro anos “Horizonte Oceânico Brasileiro” (2019-2022), utilizando uma abordagem de Educomunicação em rede.

O que este artigo nos revela é que estamos no caminho certo, empregando a educomunicação para cultivar uma relação mais profunda e responsável com nossos mares. As abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação podem capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano a navegar eficazmente o espectro completo de questões relacionadas à sustentabilidade oceânica. Este estudo atesta a interconexão entre a ciência, política e prática oceânicas, como um lembrete poderoso de que a literacia vai além da compreensão — ela é também ação e transformação.

Estamos diante de uma realidade onde a educomunicação se torna uma perspectiva essencial para decifrar o código dos oceanos, permitindo-nos não apenas entender, mas também participar ativamente na sua preservação. O HOB é um exemplo brilhante dessa aplicação, onde a educomunicação é usada para engajar profissionais e a comunidade em uma governança oceânica mais inclusiva e baseada em ecossistemas. Em conclusão, o artigo argumenta convincentemente que abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação, que integram pensamento crítico, fontes de conhecimento diversas e estratégias colaborativas, são capazes de capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano. Esta abordagem aborda grupos-chave de desafios – conhecimento, infraestrutura e desafios fundamentais – promovendo soluções inovadoras para a sustentabilidade oceânica.

A educomunicação emerge, assim, como uma epistemologia do Sul para o fortalecimento de uma cidadania global consciente e ativa na governança dos oceanos, celebrando a diversidade cultural e social e, em última instância, aprimorando a resiliência comunitária e a capacidade transformadora – especialmente para as comunidades costeiras historicamente marginalizadas.

Convido você a mergulhar neste estudo e explorar como a educomunicação pode moldar o futuro da literacia oceânica e da governança dos nossos preciosos recursos marinhos. Juntos, podemos construir a Década dos Oceanos que necessitamos para o oceano que aspiramos, para o Brasil e para o mundo.

Agradecimentos

A implementação do programa HOB do PainelMar teve o patrocínio do Grupo Fundação Boticário, do Instituto Linha D’Água e administração do Instituto Costa Brasilis​. Também foi beneficiada por uma bolsa do SDG Lab do projeto Global Hub Japan da Future Earth. A redação e publicação do artigo foi possível graças ao protagonismo do colega Leopoldo Cavaleri Gerhardinger e o financiamento do projeto TRADITION, apoiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) sob o programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia. O TRADITION é desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental e o Departamento de Pré-História da Universidade Autônoma de Barcelona, ES.

Curso de Educomunicação gratuito na SBPC

Curso de Educomunicação gratuito na SBPC

Nos 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram disponibilizados vários cursos gratuitos em sua plataforma, de áreas variadas. Entre os cursos disponíveis há um sobre Educomunicação e Comunicação Pública da Ciência (cód. WMC5-52). O curso é autoinstrucional e foi elaborado por Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC) no ano de 2022, quando foi ofertado durante a 74˚ Reunião Anual da SBPC (veja matéria sobre a 1ª edição do curso).
Devido ao sucesso do curso em 2022, a SBPC contatou a equipe para ofertá-lo novamente este ano. A diferença é que não vai haver um encontro síncrono com os autores e a autora, com todo o conteúdo concentrado nas seis horas de videoaulas divididas em três tópicos:
1: Bases epistemológicas da Educomunicação: uma introdução – ministrado por Rafael Gué Martini
2: Interfaces entre Educomunicação, Divulgação Científica & Comunicação Pública da Ciência – ministrado por Graciele Almeida de Oliveira
3: Estratégias em Comunicação Pública da Ciência – ministrado por Diogo Lopes de Oliveira

Autores do curso durante aula ao vivo em 2022

A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias. Essa relação pode proporcionar espaço de ampliação da voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
As matrículas estarão abertas até 02 de agosto.🔐O prazo para assistir as aulas é até 14/08/2023🔎Link para a inscrição🔎
I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina

I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina

O professor do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC, Rafael Gué Martini, participou da mesa-redonda “Educação Ambiental como estratégia transversal para o engajamento dos atores sociais na gestão costeira” durante a I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina, dia 27 de junho em Balneário Camboriú. Em sua fala apresentou diversos projetos nos quais atuou ao longo dos últimos 13 anos, todos voltados para a região costeira e marinha. Suas reflexões foram focadas na Educomunicação Socioambiental, que é a política de comunicação para a Educação Ambiental no Brasil – definida pelo Ministério do Meio Ambiente. O evento reuniu representantes governamentais, iniciativa privada, especialistas e sociedade civil. O objetivo foi refletir e estabelecer diretrizes frente aos conflitos na zona costeira. 

 No dia 28/06, o professor Rafael participou também de uma dinâmica coletiva, para iniciar a definição de um Sistema de Indicadores do estado da qualidade ambiental e bem-estar da zona costeira. Os indicadores de natureza ambiental, social, econômica, territorial e de governança serão definidos até outubro de 2023 e divulgados anualmente. A prorposta é que a Conferência aconteça a cada dois anos, para avaliar a evolução e revisar o Sistema de Indicadores para a Zona Costeira de Santa Catarina. Com isso, se espera apresentar um panorama atualizado para orientar as tomadas de decisão sobre o litoral catarinense. Como apoiadora do evento, a UDESC contou com outros participantes no evento, como o Prof. Danilo Melo, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI). 

A I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina foi promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e realizada no campus de Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), nos dias 26 a 28 de junho. Durante este período foram debatidas questões nas áreas do turismo, urbanização, educação ambiental, cultura oceânica, recursos hídricos e saneamento. Foram realizadas 16 palestras com a participação de palestrantes representantes da academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. 

Rafael Gué Martini é coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) do CEAD, doutor em educação e pesquisador da educomunicação, nas áreas da educação, saúde e socioambiental. É criador do programa de extensão Educom.Cine, que promove a educomunicação audiovisual em escolas públicas de Florianópolis. Site do professor: https://educom.jor.br/ 

Educomunicação: criação, representação e arte

Educomunicação: criação, representação e arte

Neste início de 2023 foi publicado artigo fruto da formação Educomunicação: criação, representação e arte, realizada no Seminário Internacional e Ciclo de Workshops Nacionais Educação Midiática no Combate à Desinformação: o papel da arte. Esses eventos fizeram parte da Semana da Europa 2021, organizada pela EUNIC Brasília, embaixadas e União Europeia no Brasil.

capa do livro

A coordenação do seminário e dos workshops, assim como a edição do e-book foram da Iandé Comunicação e Educação, da educomunicadora e amiga Cristiane Parente. Eu colaborei com a revisão do livro e meu artigo, escrito em parceria com o cineasta Takumã Kuikuro e a especialista em animação Jamile Coelho, está entre as páginas  54 e 72 do e-book do evento (link para o e-book na imagem da capa). Há uma versão em inglês, entre as páginas 221 e 238.

No artigo, cada autor(a) apresenta seu ponto de vista e ações envolvendo a arte cinematográfica e a educação. São depoimentos sobre experiências em aldeias do Xingu, quilombos da Bahia e escolas públicas de Santa Catarina. Relatos pessoais que demonstram as conexões entre diferentes perfis profissionais que atuam no campo da educomunicação, embora nem todos se intitulem educomunicadores ou educomunicadoras. O texto não está em linguagem científica. Se aproxima mais de uma matéria jornalística, a partir da transcrição das falas realizadas durante a formação na Semana da Europa. As referências encontram-se todas nas notas de rodapé, onde foram também disponibilizados links para filmes, sites e outros materiais indicados ao longo do texto.

Além dos artigos dos palestrantes e formadores dos eventos, há uma seção dedicada aos trabalhos finais dos participantes do Ciclo de Workshops Nacionais. Destaque para a editoração e as ilustrações que enriquecem o design da publicação. Parabéns para a Iandé Comunicação e Educação pela sua primeira publicação. Que seja a primeira de muitas outras.

Acesse o livro e leia o artigo Educomunicação: criação, representação e arte e outros que estão disponíveis.

 

Educomunicador Rafael Gué Martini conquista prêmio estadual relacionado aos ODS

Educomunicador Rafael Gué Martini conquista prêmio estadual relacionado aos ODS

Durante a programação do Fórum Brasil ODS 2021, foram reconhecidos os projetos vencedores da terceira edição do Prêmio ODS SC 2021.

O professor Rafael Gué Martini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o primeiro prêmio da terceira edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – SC, na categoria Pessoa Física.

A iniciativa busca ampliar o engajamento de pessoas e organizações signatárias do Movimento Nacional ODS SC, que atuam alinhadas com a Agenda Global de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), vigente até 2030.

Ao todo, 85 projetos foram inscritos nas seis categorias do prêmio: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física. Desse total, 18 foram selecionados para a final (três em cada categoria).

Compromisso

Martini é professor do Centro de Ensino a Distancia (Cead), da Udesc, e conquistou o prêmio pela sua participação como redator e consultor voluntário do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), do qual é integrante por meio do Time de Pesquisa-Ação Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha.

O programa HOB impulsiona a formação de capacidades inter-redes, sobretudo dos membros do PainelMar, para atuação na interface entre conhecimento (científico e local) e políticas públicas.

Martini explica que, além de estimular a criação de oportunidades para profissionais em início de carreira, “o programa busca implementar as metas do ODS 14 – Vida na água, especialmente de políticas públicas de ordenamento territorial costeiro e marinho.”

Além de integrar o movimento como pessoa física, o professor é representante da Udesc Cead na iniciativa.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

 

Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

O webminicurso “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, idealizado pela Socicom, está com matrículas abertas até o dia 21 de julho. Rafael Gué Martini (ABPEducom/UDESC) será um dos ministrantes, juntamente com Diogo Lopes de Oliveira (ABPEducom/UFCG) e Graciele Almeida de Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas (FCC). A formação faz parte da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e incentivará a reflexão sobre o consumo crítico dos meios de comunicação e a importância do combate à desinformação e aos movimentos anticiência. Os participantes serão convidados a identificar a importância do pensamento científico e da práxis educomunicativa para o exercício pleno da cidadania.

O webminicurso é destinado ao público em geral e terá 8h de duração, sendo 6h na forma de videoaulas gravadas e um encontro de 2h online ao vivo no dia 12/08 das 13h às 15h. Mais informações e matrícula no link da página da 74ª Reunião da SBPC.

Junte-se a nós na qualificação do debate sobre a valorização da ciência e o combate à desinformação.

Uma das fontes para esse texto é a matéria no site da ABPEducom: ABPEducom integra programação da 74ª Reunião Anual da SBPC

 

 

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