TupyDesign

Pela primeira vez a educomunicação aparece no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, documento que foi reformulado em 2020 para atender as mudanças previstas na Lei n. 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996). O Currículo também busca incorporar as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, publicada em 2018.

A menção à educomunicação é feita em um dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), que são a parte flexível do Novo Ensino Médio e que podem ser definidos de forma participativa pelas escolas e seus estudantes. O primeiro Roteiro Pedagógico da área de Ciência e Tecnologia, que trata da Educação Tecnológica, sob o título “O Educando, as Tecnologias e as Linguagens Digitais”, justifica suas abordagens citando a educomunicação.

“[…] o componente Educação Tecnológica busca proporcionar situações de aprendizagem ligadas à “educomunicação”, favorecendo um ambiente de acesso aos principais elementos informativos e educacionais digitais, diante de suas múltiplas possibilidades, visando a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e à aprendizagem colaborativa, uma vez que amplia as possibilidades e metodologias, tanto de ensino quanto de aprendizagem” (GOVERNO DE SANTA CATARINA, 2020, p. 188).

Trata-se de mais uma iniciativa que reconhece a validade das abordagens educomunicativas nos espaços institucionais educativos. Os professores educomunicadores de Santa Catarina estão agora amparados pelo novo currículo, o que valoriza suas práticas. Essas práticas alinhadas com o currículo territorial e com as diretrizes nacionais, podem fortalecer o surgimento de novas políticas públicas que valorizem o protagonismo juvenil. Que possamos, com isso, incluir cada vez mais os jovens na gestão de suas aprendizagens.

Referências

GOVERNO DE SANTA CATARINA. Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Brasil: Secretaria de Estado da Educação; Instituto Iungo, 2020. Disponível em: <http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense>

Newsletter

Assine a nossa newsletter

E-mail enviado com sucesso!

Pin It on Pinterest

Compartilhe este post com seus amigos!

Para cada compartilhamento que esse post recebe, escolhemos aleatoriamente alguém para receber um cartão-presente!