TupyDesign

Com o título “Educomunicação: criação, representação e arte”, o Prof. Rafael Gué Martini coordenou um workshop no dia 11/09, dentro da programação da Semana da Europa Digital. Além do professor, participaram como seus convidados o cineasta indígena Takumã Kuiukiro e a artista e animadora Jamile Coelho.

O workshop mostrou que a arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens (trilha sonora, storyboard, roteiro, imagens de arquivo, fotonovela, etc), sempre em uma perspectiva áudio-scripto-visual. A partir do modelo de produção cinematográfica, a turma pode ser considerada uma equipe de cinema, que vai se dividir de acordo com o que cada integrante mais gosta de fazer. Foram abordadas as possibilidades da linguagem audiovisual na educação escolar; a representatividade multicultural; a arte como direito de expressão; e a necessidade de vínculo com a localidade. Entre os autores referência para a formação estão Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Paulo Freire e Mário Kaplún.

O workshop faz parte da formação de 40h “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”, que iniciou em 1º de setembro e encerra em 2 de outubro. Os cerca de 30 participantes, selecionados pela organização do evento, vão assistir cinco workshops de 4h e realizar um laboratório de produções individuais, com as reflexões geradas pela formação.
A formação é voltada a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovaram ter iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes, além de vagas extras a comunicadores e educadores de quaisquer disciplinas que tenham interesse em trabalhar com o tema.

A Semana da Europa é uma oportunidade para mergulhar no vasto mundo europeu e sua diversidade, sem sair do Brasil. Em sua 17ª edição, foi dividido em duas partes: a formação, fechada ao público selecionado; e um Seminário Internacional que ocorre dias 21 e 22 de setembro das 9h às 13h, aberto ao grande público. Confira a programação no link:
https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia; Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

Newsletter

Assine a nossa newsletter

E-mail enviado com sucesso!

Pin It on Pinterest

Compartilhe este post com seus amigos!

Para cada compartilhamento que esse post recebe, escolhemos aleatoriamente alguém para receber um cartão-presente!