O professor do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC, Rafael Gué Martini, participou da mesa-redonda “Educação Ambiental como estratégia transversal para o engajamento dos atores sociais na gestão costeira” durante a I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina, dia 27 de junho em Balneário Camboriú. Em sua fala apresentou diversos projetos nos quais atuou ao longo dos últimos 13 anos, todos voltados para a região costeira e marinha. Suas reflexões foram focadas na Educomunicação Socioambiental, que é a política de comunicação para a Educação Ambiental no Brasil – definida pelo Ministério do Meio Ambiente. O evento reuniu representantes governamentais, iniciativa privada, especialistas e sociedade civil. O objetivo foi refletir e estabelecer diretrizes frente aos conflitos na zona costeira.
No dia 28/06, o professor Rafael participou também de uma dinâmica coletiva, para iniciar a definição de um Sistema de Indicadores do estado da qualidade ambiental e bem-estar da zona costeira. Os indicadores de natureza ambiental, social, econômica, territorial e de governança serão definidos até outubro de 2023 e divulgados anualmente. A prorposta é que a Conferência aconteça a cada dois anos, para avaliar a evolução e revisar o Sistema de Indicadores para a Zona Costeira de Santa Catarina. Com isso, se espera apresentar um panorama atualizado para orientar as tomadas de decisão sobre o litoral catarinense. Como apoiadora do evento, a UDESC contou com outros participantes no evento, como o Prof. Danilo Melo, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI).
A I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina foi promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e realizada no campus de Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), nos dias 26 a 28 de junho. Durante este período foram debatidas questões nas áreas do turismo, urbanização, educação ambiental, cultura oceânica, recursos hídricos e saneamento. Foram realizadas 16 palestras com a participação de palestrantes representantes da academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
Rafael Gué Martini é coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) do CEAD, doutor em educação e pesquisador da educomunicação, nas áreas da educação, saúde e socioambiental. É criador do programa de extensão Educom.Cine, que promove a educomunicação audiovisual em escolas públicas de Florianópolis. Site do professor: https://educom.jor.br/