Navegando pela Literacia Oceânica: A Educomunicação no Horizonte Oceânico Brasileiro

Navegando pela Literacia Oceânica: A Educomunicação no Horizonte Oceânico Brasileiro

Recentemente, tive a honra de colaborar com um estudo de caso do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), publicado na revista ‘Ocean Sustainability’, do grupo Nature. O estudo destaca o potencial da educomunicação em transformar nossa relação com os oceanos. Participaram da redação do trabalho junto comigo outros(as) oito autores(as), da Espanha, Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Intitulado “Networked media and information ocean literacy: a transformative approach for UN ocean decade” (Alfabetização oceânica em mídia e informação em rede: uma abordagem transformadora para a década do oceano da ONU), o artigo apresenta o HOB como um estudo de caso que exemplifica a força da educomunicação no engajamento da sociedade civil, com foco na governança oceânica. O programa HOB, um produto do esforço colaborativo do PainelMar, foi destacado por sua abordagem única que integra a literacia de mídia e informação com a literacia oceânica, promovendo uma governança mais inclusiva e baseada em ecossistemas.

Este estudo ilumina o papel transformador que a educomunicação pode desempenhar na governança dos oceanos, sobretudo a partir do exemplo do Programa HOB. A equipe do programa, composta por mentores pesquisadores de meio de carreira, profissionais do oceano no início de carreira, ativistas, consultores e estudantes de graduação, supervisionou o envolvimento voluntário de mais de 200 membros de redes e instituições de pesquisa e defesa marinhas em todo o Brasil​

A metodologia transversal adotada pelo programa foi a educomunicação, uma abordagem regional de literacia em mídia e informação, que possibilitou o co-design, implementação e avaliação junto aos participantes. O processo de co-produção gerou uma série de materiais informativos temáticos, incluindo os volumes “Ampliando o Horizonte da Governança Inclusiva para o Desenvolvimento Sustentável do Oceano Brasileiro” e “Os horizontes de impacto 2030 da Cultura Oceânica Brasileira gerados pela ação educomunicativa inter-redes“. Fruto do trabalho de oito times de pesquisa-ação, esses materiais fortaleceram estratégias de advocacy pela região costeira brasileira. Advocacy é a prática de influenciar decisões dentro de instituições políticas, sociais e econômicas para promover uma causa, ideia ou política específica.

Figura 2 – Representação das múltiplas questões de sustentabilidade oceânica abordadas pelas equipes de pesquisa-ação durante o programa de quatro anos “Horizonte Oceânico Brasileiro” (2019-2022), utilizando uma abordagem de Educomunicação em rede.

O que este artigo nos revela é que estamos no caminho certo, empregando a educomunicação para cultivar uma relação mais profunda e responsável com nossos mares. As abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação podem capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano a navegar eficazmente o espectro completo de questões relacionadas à sustentabilidade oceânica. Este estudo atesta a interconexão entre a ciência, política e prática oceânicas, como um lembrete poderoso de que a literacia vai além da compreensão — ela é também ação e transformação.

Estamos diante de uma realidade onde a educomunicação se torna uma perspectiva essencial para decifrar o código dos oceanos, permitindo-nos não apenas entender, mas também participar ativamente na sua preservação. O HOB é um exemplo brilhante dessa aplicação, onde a educomunicação é usada para engajar profissionais e a comunidade em uma governança oceânica mais inclusiva e baseada em ecossistemas. Em conclusão, o artigo argumenta convincentemente que abordagens de literacia oceânica baseadas em redes de mídia e informação, que integram pensamento crítico, fontes de conhecimento diversas e estratégias colaborativas, são capazes de capacitar os participantes do ecossistema mais amplo da Década do Oceano. Esta abordagem aborda grupos-chave de desafios – conhecimento, infraestrutura e desafios fundamentais – promovendo soluções inovadoras para a sustentabilidade oceânica.

A educomunicação emerge, assim, como uma epistemologia do Sul para o fortalecimento de uma cidadania global consciente e ativa na governança dos oceanos, celebrando a diversidade cultural e social e, em última instância, aprimorando a resiliência comunitária e a capacidade transformadora – especialmente para as comunidades costeiras historicamente marginalizadas.

Convido você a mergulhar neste estudo e explorar como a educomunicação pode moldar o futuro da literacia oceânica e da governança dos nossos preciosos recursos marinhos. Juntos, podemos construir a Década dos Oceanos que necessitamos para o oceano que aspiramos, para o Brasil e para o mundo.

Agradecimentos

A implementação do programa HOB do PainelMar teve o patrocínio do Grupo Fundação Boticário, do Instituto Linha D’Água e administração do Instituto Costa Brasilis​. Também foi beneficiada por uma bolsa do SDG Lab do projeto Global Hub Japan da Future Earth. A redação e publicação do artigo foi possível graças ao protagonismo do colega Leopoldo Cavaleri Gerhardinger e o financiamento do projeto TRADITION, apoiado pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) sob o programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia. O TRADITION é desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental e o Departamento de Pré-História da Universidade Autônoma de Barcelona, ES.

Curso de Educomunicação gratuito na SBPC

Curso de Educomunicação gratuito na SBPC

Nos 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram disponibilizados vários cursos gratuitos em sua plataforma, de áreas variadas. Entre os cursos disponíveis há um sobre Educomunicação e Comunicação Pública da Ciência (cód. WMC5-52). O curso é autoinstrucional e foi elaborado por Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC) no ano de 2022, quando foi ofertado durante a 74˚ Reunião Anual da SBPC (veja matéria sobre a 1ª edição do curso).
Devido ao sucesso do curso em 2022, a SBPC contatou a equipe para ofertá-lo novamente este ano. A diferença é que não vai haver um encontro síncrono com os autores e a autora, com todo o conteúdo concentrado nas seis horas de videoaulas divididas em três tópicos:
1: Bases epistemológicas da Educomunicação: uma introdução – ministrado por Rafael Gué Martini
2: Interfaces entre Educomunicação, Divulgação Científica & Comunicação Pública da Ciência – ministrado por Graciele Almeida de Oliveira
3: Estratégias em Comunicação Pública da Ciência – ministrado por Diogo Lopes de Oliveira

Autores do curso durante aula ao vivo em 2022

A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias. Essa relação pode proporcionar espaço de ampliação da voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
As matrículas estarão abertas até 02 de agosto.🔐O prazo para assistir as aulas é até 14/08/2023🔎Link para a inscrição🔎
I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina

I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina

O professor do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC, Rafael Gué Martini, participou da mesa-redonda “Educação Ambiental como estratégia transversal para o engajamento dos atores sociais na gestão costeira” durante a I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina, dia 27 de junho em Balneário Camboriú. Em sua fala apresentou diversos projetos nos quais atuou ao longo dos últimos 13 anos, todos voltados para a região costeira e marinha. Suas reflexões foram focadas na Educomunicação Socioambiental, que é a política de comunicação para a Educação Ambiental no Brasil – definida pelo Ministério do Meio Ambiente. O evento reuniu representantes governamentais, iniciativa privada, especialistas e sociedade civil. O objetivo foi refletir e estabelecer diretrizes frente aos conflitos na zona costeira. 

 No dia 28/06, o professor Rafael participou também de uma dinâmica coletiva, para iniciar a definição de um Sistema de Indicadores do estado da qualidade ambiental e bem-estar da zona costeira. Os indicadores de natureza ambiental, social, econômica, territorial e de governança serão definidos até outubro de 2023 e divulgados anualmente. A prorposta é que a Conferência aconteça a cada dois anos, para avaliar a evolução e revisar o Sistema de Indicadores para a Zona Costeira de Santa Catarina. Com isso, se espera apresentar um panorama atualizado para orientar as tomadas de decisão sobre o litoral catarinense. Como apoiadora do evento, a UDESC contou com outros participantes no evento, como o Prof. Danilo Melo, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI). 

A I Conferência Zona Costeira de Santa Catarina foi promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e realizada no campus de Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), nos dias 26 a 28 de junho. Durante este período foram debatidas questões nas áreas do turismo, urbanização, educação ambiental, cultura oceânica, recursos hídricos e saneamento. Foram realizadas 16 palestras com a participação de palestrantes representantes da academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. 

Rafael Gué Martini é coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) do CEAD, doutor em educação e pesquisador da educomunicação, nas áreas da educação, saúde e socioambiental. É criador do programa de extensão Educom.Cine, que promove a educomunicação audiovisual em escolas públicas de Florianópolis. Site do professor: https://educom.jor.br/ 

Educomunicação: criação, representação e arte

Educomunicação: criação, representação e arte

Neste início de 2023 foi publicado artigo fruto da formação Educomunicação: criação, representação e arte, realizada no Seminário Internacional e Ciclo de Workshops Nacionais Educação Midiática no Combate à Desinformação: o papel da arte. Esses eventos fizeram parte da Semana da Europa 2021, organizada pela EUNIC Brasília, embaixadas e União Europeia no Brasil.

capa do livro

A coordenação do seminário e dos workshops, assim como a edição do e-book foram da Iandé Comunicação e Educação, da educomunicadora e amiga Cristiane Parente. Eu colaborei com a revisão do livro e meu artigo, escrito em parceria com o cineasta Takumã Kuikuro e a especialista em animação Jamile Coelho, está entre as páginas  54 e 72 do e-book do evento (link para o e-book na imagem da capa). Há uma versão em inglês, entre as páginas 221 e 238.

No artigo, cada autor(a) apresenta seu ponto de vista e ações envolvendo a arte cinematográfica e a educação. São depoimentos sobre experiências em aldeias do Xingu, quilombos da Bahia e escolas públicas de Santa Catarina. Relatos pessoais que demonstram as conexões entre diferentes perfis profissionais que atuam no campo da educomunicação, embora nem todos se intitulem educomunicadores ou educomunicadoras. O texto não está em linguagem científica. Se aproxima mais de uma matéria jornalística, a partir da transcrição das falas realizadas durante a formação na Semana da Europa. As referências encontram-se todas nas notas de rodapé, onde foram também disponibilizados links para filmes, sites e outros materiais indicados ao longo do texto.

Além dos artigos dos palestrantes e formadores dos eventos, há uma seção dedicada aos trabalhos finais dos participantes do Ciclo de Workshops Nacionais. Destaque para a editoração e as ilustrações que enriquecem o design da publicação. Parabéns para a Iandé Comunicação e Educação pela sua primeira publicação. Que seja a primeira de muitas outras.

Acesse o livro e leia o artigo Educomunicação: criação, representação e arte e outros que estão disponíveis.

 

Educomunicador Rafael Gué Martini conquista prêmio estadual relacionado aos ODS

Educomunicador Rafael Gué Martini conquista prêmio estadual relacionado aos ODS

Durante a programação do Fórum Brasil ODS 2021, foram reconhecidos os projetos vencedores da terceira edição do Prêmio ODS SC 2021.

O professor Rafael Gué Martini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o primeiro prêmio da terceira edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – SC, na categoria Pessoa Física.

A iniciativa busca ampliar o engajamento de pessoas e organizações signatárias do Movimento Nacional ODS SC, que atuam alinhadas com a Agenda Global de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), vigente até 2030.

Ao todo, 85 projetos foram inscritos nas seis categorias do prêmio: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física. Desse total, 18 foram selecionados para a final (três em cada categoria).

Compromisso

Martini é professor do Centro de Ensino a Distancia (Cead), da Udesc, e conquistou o prêmio pela sua participação como redator e consultor voluntário do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), do qual é integrante por meio do Time de Pesquisa-Ação Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha.

O programa HOB impulsiona a formação de capacidades inter-redes, sobretudo dos membros do PainelMar, para atuação na interface entre conhecimento (científico e local) e políticas públicas.

Martini explica que, além de estimular a criação de oportunidades para profissionais em início de carreira, “o programa busca implementar as metas do ODS 14 – Vida na água, especialmente de políticas públicas de ordenamento territorial costeiro e marinho.”

Além de integrar o movimento como pessoa física, o professor é representante da Udesc Cead na iniciativa.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

 

Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

O webminicurso “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, idealizado pela Socicom, está com matrículas abertas até o dia 21 de julho. Rafael Gué Martini (ABPEducom/UDESC) será um dos ministrantes, juntamente com Diogo Lopes de Oliveira (ABPEducom/UFCG) e Graciele Almeida de Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas (FCC). A formação faz parte da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e incentivará a reflexão sobre o consumo crítico dos meios de comunicação e a importância do combate à desinformação e aos movimentos anticiência. Os participantes serão convidados a identificar a importância do pensamento científico e da práxis educomunicativa para o exercício pleno da cidadania.

O webminicurso é destinado ao público em geral e terá 8h de duração, sendo 6h na forma de videoaulas gravadas e um encontro de 2h online ao vivo no dia 12/08 das 13h às 15h. Mais informações e matrícula no link da página da 74ª Reunião da SBPC.

Junte-se a nós na qualificação do debate sobre a valorização da ciência e o combate à desinformação.

Uma das fontes para esse texto é a matéria no site da ABPEducom: ABPEducom integra programação da 74ª Reunião Anual da SBPC

 

 

Educomunicação na 74ª Reunião da SBPC

Educomunicação na 74ª Reunião da SBPC

No mês de julho farei duas participações na 74ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Como palestrante no Painel Educomunicação e direitos da terra: mídia, educação e ciência em defesa do meio ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) . E como um dos ministrantes do Webminicurso Educomunicação e comunicação pública da ciência, promovido pela Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM).

O painel será coordenado pelo presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares (USP), com a participação dos palestrantes: Rafael Gué Martini (UDESC), Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondônia) e Kleber Del Claro (UFU). Será transmitido online, mediante inscrição no evento, na terça-feira dia 26 de julho de 2022, entre as 16 e as 18 horas.

O Webminicurso (WMC-10) terá como ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC). A atividade consiste em uma primeira etapa assíncrona por meio de videoaulas, que totalizam seis (6) horas, com mais duas (2) horas de encontro online síncrono (ao vivo) com os ministrantes. As videoaulas ficarão a disposição, mediante matrícula antecipada, entre os dias 01 e 05 de julho de 2022. O encontro ao vivo acontece após os participantes assistirem as videoaulas e ainda não tem data definida, mas será divulgado para quem se inscrever.

Realize sua inscrição no evento, matrícula no webminicurso e veja mais informações sobre a programação e custos das atividades na página de inscrições do evento.
Há preços promocionais para grupos e descontos especiais para quem se filiar a SBPC.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade de Brasília (UnB) realizarão a 74ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 24 e 30 de julho de 2022. A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina). O tema central desta edição é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” com atividades de diversas áreas do conhecimento.

Outro destaque da programação no campo da educomunicação é a Mesa-Redonda Educomunicação e saúde pública: mobilização social em prol da vigilância epidemiológica, que acontece na quinta-feira, 28 de julho, das 14 às 16 horas. Também na modalidade virtual, a mesa será coordenada por Claudemir Edson Viana (USP) e contará com as palestras de Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (SES/SP), Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza (FIOCRUZ) e Flavio Wittlin (Jornalista).

Acesse o site do evento e confira mais detalhes no Site da 74ª Reunião da SBPC.

Serviço:
Painel: EDUCOMUNICAÇÃO E DIREITOS DA TERRA: MÍDIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE (ABPEducom)
Terça-feira, 26/7/2022 – das 16h00 às 18h00
Modalidade: Virtual
Coordenador: Ismar de Oliveira Soares (USP)
Palestrantes: Rafael Gué Martini (UDESC), Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondônia) e Kleber Del Claro (UFU)

WMC-10 – EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA (SOCICOM)
Ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC)
Ementa: A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias, proporcionando voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: Geral
Modalidade: Virtual

Mesa-Redonda: EDUCOMUNICAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (ABPEducom)
Quinta-feira, 28/7/2022 – das 14h00 às 16h00
Modalidade: Virtual
Coordenador: Claudemir Edson Viana (USP)
Palestrantes: Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (SES/SP), Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza (FIOCRUZ) e Flavio Wittlin (Jornalista)

Educomunicador Rafael Gué Martini é finalista do Prêmio ODS SC

Educomunicador Rafael Gué Martini é finalista do Prêmio ODS SC

Por Rafael Gué Martini

Recebi com muita alegria a notícia que este ano estou finalista do Prêmio ODS Santa Catarina, na categoria pessoa física. Em sua terceira edição, o Prêmio busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina; ampliar o engajamento de pessoas e organizações que atuam com os ODS no estado; e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da premiação é reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizadas pelos signatários do Movimento catarinense, divididos em 6 categorias: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física.

Fui selecionado pela minha participação como redator e consultor voluntário do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) , do qual sou integrante no Time Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha.

O programa HOB impulsiona a formação de capacidades inter-redes, sobretudo dos membros do PainelMar, para atuação na interface entre conhecimento (científico e local) e políticas públicas; enfatizando a criação de oportunidades para o protagonismo de profissionais em início de carreira, bem como o tema da implementação das metas do ODS 14 – Vida na água, especialmente de políticas públicas de ordenamento territorial costeiro e marinho.

A entrega do Prêmio ODS SC 2021 ocorrerá no dia 05 de novembro às 19h30, quando serão anunciados os projetos vencedores em cada categoria durante a 2ª edição do Fórum Brasil ODS. O Fórum será realizado de 5 a 7 de novembro de 2021, e acontecerá de forma híbrida (uma parte presencial e outra transmitida online), para garantir o distanciamento social, aplicando os protocolos de higiene e segurança para preservar a saúde dos participantes. O evento será transmitido a partir do Hotel SESC Cacupé, em Florianópolis/SC.

Mais que o reconhecimento pela participação no programa HOB, considero essa indicação o resultado de mais de dez anos de envolvimento com as metas de sustentabilidade da ONU. Uma trajetória que iniciou com minha participação como editor do Boletim do Movimento Nós Podemos SC, quando ainda estávamos sob a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Depois, segui no movimento como representante de organizações e, por fim, signatário como pessoa física do rebatizado Movimento Nacional ODS SC.

Agradeço o convite do parceiro e mamulengo do Coletivo Memórias do Mar, Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, para compor a equipe de redação e agora integrante e consultor na execução do Programa HOB. Na pessoa do Leopoldo, expresso a minha gratidão à essa grande rede de redes que é o PainelMar, com tantas pessoas fantásticas e engajadas na busca de alternativas para a saúde do oceano. Na Década dos Oceanos, anunciada pela ONU, ações como essa são muito relevantes na busca de uma melhor gestão da Amazônia Azul brasileira – expressão usada para designar a área marítima da costa sob a jurisdição do Brasil.

Foi durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável no município do Rio de Janeiro em 2012 (RIO + 20), que os integrantes do Coletivo Memórias do Mar (CMM) (precursor do PainelMar) notaram um distanciamento entre processos de tomada de decisão (conduzidos durante a RIO+20 no Centro de Convenções Riocentro) e as centenas de discussões populares autogestionadas no âmbito da Cúpula dos Povos – que ocorreu simultaneamente no aterro do Flamengo. A preparação do Rascunho Zero do PainelMar foi iniciado no âmbito destas discussões (2012) e culminou com a definição de um Documento Base em 2015. Nesta ocasião, surgiu também a proposta de desenvolvimento de um Acordo Constitutivo para nortear a governança desta rede de redes, bem como de um plano de ação estratégico para orientar as ações práticas a serem tomadas pela Secretaria Executiva e os membros do PainelMar, além dos projetos, ações e programas desenvolvidos por estes.

O modelo operacional co-idealizado no HOB foi inspirado em ações protagonizadas pelo CMM, como o programa de conhecimentos e práticas locais iniciado no Projeto Meros do Brasil, o Projeto Babitonga Ativa, entre outras experiências que sempre incluíram a educomunicação socioambiental e a ecocidadania. Como o CMM e o PainelMar são coletivos sociais que não possuem CNPJ, buscamos sempre instituições parceiras para a realização de nossos projetos.

O Programa HOB tem como organizações mantenedoras a Fundação Grupo Boticário, instituto linha D’água, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Instituto Costa Brasilis, Rare e projeto Future Earth (Futuro da Terra). Também são parceiros do HOB a Associação Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom), na qual atuo como membro do Conselho Consultivo Deliberativo; e o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do qual sou o atual coordenador.

Independente do resultado do dia 05 de novembro, a sustentabilidade dos oceanos e a educomunicação ganham mais visibilidade com o balançar da bandeira do Programa HOB.

Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

No dia 05/10 ocorreu a oficina de Introdução à Educomunicação Socioambiental, ministrada pelo educomunicador Rafael Gué Martini durante o 10ª Encontro Técnico CASAN: inovando para o futuro. O foco da oficina foi na sensibilização dos participantes sobre o tema da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e suas possíveis relações com a sustentabilidade.

A partir do levantamento de palavras geradoras sobre o tema junto ao público participante, foram abordadas questões relacionadas aos conceitos da educomunicação socioambiental. Esses conceitos foram exemplificados com relatos de experiências do ministrante, incentivando o diálogo com o público. A partir do relato de práticas e projetos, os cerca de 120 participantes foram levados a refletir sobre as relações entre educação, comunicação, cultura tecnológica e sustentabilidade.

Nuvem de palavras

Nuvem de palavras relacionadas pelo público ao tema da Educomunicação Socioambiental

O objetivo da atividade foi promover o conceito de educomunicação socioambiental, por meio do relato de experiências e incentivo a criação de propostas de ação no âmbito pessoal, comunitário e laboral. Com 90 minutos de duração, a interação dinâmica deixou uma sensação de que ainda há muito a explorar sobre o tema com os colaboradores da Casan. Houve a sugestão, por parte de gestores presentes, de programar outros encontros com os educadores ambientais da empresa para aprofundar o tema.

A Casan publicou matéria de cobertura em seu site com o título Oficina destaca impactos da Educomunicação Socioambiental nas comunidades. Acesse e confira mais informações.

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Com o título “Educomunicação: criação, representação e arte”, o Prof. Rafael Gué Martini coordenou um workshop no dia 11/09, dentro da programação da Semana da Europa Digital. Além do professor, participaram como seus convidados o cineasta indígena Takumã Kuiukiro e a artista e animadora Jamile Coelho.

O workshop mostrou que a arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens (trilha sonora, storyboard, roteiro, imagens de arquivo, fotonovela, etc), sempre em uma perspectiva áudio-scripto-visual. A partir do modelo de produção cinematográfica, a turma pode ser considerada uma equipe de cinema, que vai se dividir de acordo com o que cada integrante mais gosta de fazer. Foram abordadas as possibilidades da linguagem audiovisual na educação escolar; a representatividade multicultural; a arte como direito de expressão; e a necessidade de vínculo com a localidade. Entre os autores referência para a formação estão Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Paulo Freire e Mário Kaplún.

O workshop faz parte da formação de 40h “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”, que iniciou em 1º de setembro e encerra em 2 de outubro. Os cerca de 30 participantes, selecionados pela organização do evento, vão assistir cinco workshops de 4h e realizar um laboratório de produções individuais, com as reflexões geradas pela formação.
A formação é voltada a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovaram ter iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes, além de vagas extras a comunicadores e educadores de quaisquer disciplinas que tenham interesse em trabalhar com o tema.

A Semana da Europa é uma oportunidade para mergulhar no vasto mundo europeu e sua diversidade, sem sair do Brasil. Em sua 17ª edição, foi dividido em duas partes: a formação, fechada ao público selecionado; e um Seminário Internacional que ocorre dias 21 e 22 de setembro das 9h às 13h, aberto ao grande público. Confira a programação no link:
https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia; Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

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