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Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

No dia 05/10 ocorreu a oficina de Introdução à Educomunicação Socioambiental, ministrada pelo educomunicador Rafael Gué Martini durante o 10ª Encontro Técnico CASAN: inovando para o futuro. O foco da oficina foi na sensibilização dos participantes sobre o tema da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e suas possíveis relações com a sustentabilidade.

A partir do levantamento de palavras geradoras sobre o tema junto ao público participante, foram abordadas questões relacionadas aos conceitos da educomunicação socioambiental. Esses conceitos foram exemplificados com relatos de experiências do ministrante, incentivando o diálogo com o público. A partir do relato de práticas e projetos, os cerca de 120 participantes foram levados a refletir sobre as relações entre educação, comunicação, cultura tecnológica e sustentabilidade.

Nuvem de palavras

Nuvem de palavras relacionadas pelo público ao tema da Educomunicação Socioambiental

O objetivo da atividade foi promover o conceito de educomunicação socioambiental, por meio do relato de experiências e incentivo a criação de propostas de ação no âmbito pessoal, comunitário e laboral. Com 90 minutos de duração, a interação dinâmica deixou uma sensação de que ainda há muito a explorar sobre o tema com os colaboradores da Casan. Houve a sugestão, por parte de gestores presentes, de programar outros encontros com os educadores ambientais da empresa para aprofundar o tema.

A Casan publicou matéria de cobertura em seu site com o título Oficina destaca impactos da Educomunicação Socioambiental nas comunidades. Acesse e confira mais informações.

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Com o título “Educomunicação: criação, representação e arte”, o Prof. Rafael Gué Martini coordenou um workshop no dia 11/09, dentro da programação da Semana da Europa Digital. Além do professor, participaram como seus convidados o cineasta indígena Takumã Kuiukiro e a artista e animadora Jamile Coelho.

O workshop mostrou que a arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens (trilha sonora, storyboard, roteiro, imagens de arquivo, fotonovela, etc), sempre em uma perspectiva áudio-scripto-visual. A partir do modelo de produção cinematográfica, a turma pode ser considerada uma equipe de cinema, que vai se dividir de acordo com o que cada integrante mais gosta de fazer. Foram abordadas as possibilidades da linguagem audiovisual na educação escolar; a representatividade multicultural; a arte como direito de expressão; e a necessidade de vínculo com a localidade. Entre os autores referência para a formação estão Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Paulo Freire e Mário Kaplún.

O workshop faz parte da formação de 40h “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”, que iniciou em 1º de setembro e encerra em 2 de outubro. Os cerca de 30 participantes, selecionados pela organização do evento, vão assistir cinco workshops de 4h e realizar um laboratório de produções individuais, com as reflexões geradas pela formação.
A formação é voltada a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovaram ter iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes, além de vagas extras a comunicadores e educadores de quaisquer disciplinas que tenham interesse em trabalhar com o tema.

A Semana da Europa é uma oportunidade para mergulhar no vasto mundo europeu e sua diversidade, sem sair do Brasil. Em sua 17ª edição, foi dividido em duas partes: a formação, fechada ao público selecionado; e um Seminário Internacional que ocorre dias 21 e 22 de setembro das 9h às 13h, aberto ao grande público. Confira a programação no link:
https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia; Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

Educomunicação é citada no Currículo do Território Catarinense

Educomunicação é citada no Currículo do Território Catarinense

Pela primeira vez a educomunicação aparece no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, documento que foi reformulado em 2020 para atender as mudanças previstas na Lei n. 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996). O Currículo também busca incorporar as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, publicada em 2018.

A menção à educomunicação é feita em um dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), que são a parte flexível do Novo Ensino Médio e que podem ser definidos de forma participativa pelas escolas e seus estudantes. O primeiro Roteiro Pedagógico da área de Ciência e Tecnologia, que trata da Educação Tecnológica, sob o título “O Educando, as Tecnologias e as Linguagens Digitais”, justifica suas abordagens citando a educomunicação.

“[…] o componente Educação Tecnológica busca proporcionar situações de aprendizagem ligadas à “educomunicação”, favorecendo um ambiente de acesso aos principais elementos informativos e educacionais digitais, diante de suas múltiplas possibilidades, visando a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e à aprendizagem colaborativa, uma vez que amplia as possibilidades e metodologias, tanto de ensino quanto de aprendizagem” (GOVERNO DE SANTA CATARINA, 2020, p. 188).

Trata-se de mais uma iniciativa que reconhece a validade das abordagens educomunicativas nos espaços institucionais educativos. Os professores educomunicadores de Santa Catarina estão agora amparados pelo novo currículo, o que valoriza suas práticas. Essas práticas alinhadas com o currículo territorial e com as diretrizes nacionais, podem fortalecer o surgimento de novas políticas públicas que valorizem o protagonismo juvenil. Que possamos, com isso, incluir cada vez mais os jovens na gestão de suas aprendizagens.

Referências

GOVERNO DE SANTA CATARINA. Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Brasil: Secretaria de Estado da Educação; Instituto Iungo, 2020. Disponível em: <http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense>

Educomunicação no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

Educomunicação no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

A educomunicação esteve presente no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que aconteceu entre 23 e 27 de agosto de 2021, na modalidade online.

Nos dias 24 e 25 pela manhã, o educomunicador Rafael Gué Martini (UDESC) realizou o Minicurso (MC29) Educom.Cine – Audiovisual, Educação e Cidadania, no qual apresentou a metodologia e dinâmicas de criação inspiradas no programa de extensão de mesmo nome da UDESC. O Educom.Cine ocorre desde 2015 sob a coordenação do professor e integra vivências socioambientais, formações e produção áudio-scripto-visual coletiva na promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) de estudantes e suas comunidades na educação básica.

No dia 26 de agosto, das 9h as 12h, o professor Rafael apresentou o trabalho Educar com Comunicação, Tecnologia e Aprendizagem, dentro do GT29: Educação, Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital. Além desse trabalho, foram apresentados muitos outros no GT coordenado por Graziela Fatima Giacomazzo (UNESC), Patricia Jantsch Fiuza (UFSC), Vanice dos Santos (UFPB), que teve também uma sessão na parte da tarde e promoveu ótimas discussões entre os pesquisadores e pesquisadoras presentes. Destaque para a presença do colega do grupo de pesquisa Educom Floripa, Edemilson Gomes De Souza, que apresentou seu trabalho com produção midiática e educomunicação na rede Marista de Santa Catarina e do Paraná (TVQ São José e TV Q Paraná).

Outros destaques do evento foram a conferência de abertura com a Profª. Dra. Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires (UBA): América Latina en la encrucijada – Apuesta a la justicia social con justicia de género. E a conferência de encerramento do congresso com o professor Dr. Emir Simão Sader, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Políticas Públicas e Formação Humana.

Ótimo ver a Educomunicação presente em um evento internacional de grande porte da área da educação e das humanidades.

Mais informações no site do  IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação.

Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

O VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação iniciam na próxima terça-feira (09/03) e seguem até o dia 19 de março. Já são 700 participantes inscritos representando quatro países e todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que as inscrições seguem abertas. O evento é totalmente online e gratuito e sua abertura contará com a participação de Cléia Demetrio Pereira, diretora de extensão do CEAD/UDESC, Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc e Luiz Antonio Ferreira Coelho, vice-reitor da UDESC..

Com o tema “Educomunicação em tempos de pandemia: Práticas e desafios”, o evento irá receber profissionais e pesquisadores de diversos países e tem como objetivo difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre Educação e Comunicação. Especialmente por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares. O evento é realizado pela UDESC, Educom Floripa e ABPEducom SC com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do edital PROVENTOS de 2020.

Todas as discussões propostas perpassam a cultura digital, a formação de professores, o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas. Essas discussões terão como pano de fundo as práticas desenvolvidas no contexto da pandemia da COVID-19, e os desafios que essa nova realidade trouxe à educação. É importante salientar que os eventos visam contribuir com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando reflexões, aprofundamento, debates e a socialização de pesquisas sobre diversos temas.

A programação dos eventos se desenvolve ao longo de oito dias, com um total de 16 atividades que somam 24 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados do Brasil, Peru, Espanha e Portugal. Toda a programação terá tradução em Libras. As conferências, palestras, painéis e debates irão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento.

O público-alvo dos eventos inclui pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

Uma novidade deste ano é a Oficina de Cobertura Colaborativa (Cob-Colab), feita para e pelos inscritos, organizados em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto.

O evento conta também com as seguintes instituições parceiras: Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) Núcleo Regional de Santa Catarina; Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC); Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC); Observatório Ibero-Americano de Educomunicação Bernunça n.0 (OIE Bernunça n.0); Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias (Edumídia/UFSC); Grupo de Pesquisa Mídia & Conhecimento (GPM&C/UFSC); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (NESEF/UNIPLAC); Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC); Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC); Projeto Toninhas – UNIVILLE; Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis (DEF/PMF); e Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Fica o convite para participação no VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação que almeja, numa construção coletiva, criar um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras. Conheça a programação do evento e realize sua inscrição no site www.educomfloripa.com.br

Para saber mais sobre o evento e conhecer a linha do tempo dos colóquios visite o site.

SERVIÇO:

O que: VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação
Quem: Promovido pelo grupo de pesquisa Educom Floripa, UDESC, ABPEducom SC e parceiros
Onde: Modalidade Online – Inscreva-se no site: https://www.educomfloripa.com.br/
Quando: 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de março de 2021 (ver os horários na programação disponível no site do evento).
Por quê: Com a temática Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios, os eventos têm como pano de fundo as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da pandemia de COVID-19 e os desafios que essa nova realidade trouxe para a inclusão das tecnologias na educação. O objetivo central dos colóquios é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das possíveis interfaces entre Educação e Comunicação, buscando o aprofundamento do conhecimento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares.

Público-alvo: pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Nome: Ademilde Silviera Sartori
Fone: 48 991648162
E-mail: ademildesartori@gmail.com
Nome: Rafael Gué Martini
Fone: 48 991298990
E-mail: rafael.martini@udesc.br

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Neste dia 14/08, submetemos o projeto do VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação ao Edital Proeventos Fase II Fapesc. Foram meses de dedicação, com o cancelamento da Fase I, o recadastramento do projeto novamente e, por último, a mudança para o formato online. Queríamos nos ver e festejar os eventos no calor do contato presencial, mas ponderamos que em março de 2021, infelizmente, ainda estaremos sob o jugo do isolamento físico. Sem problemas, faremos um belo evento com interação social mediada pelas tecnologias. Nada mais educomunicativo.

Oficina de Formação

Oficina de Formação

Oficina de Formação

A oficina de Formação de Educadores/Professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: blogues sobre mudanças climáticas e riscos ambientais, integra as ações do Programa de Extensão Formação de Educadores/Professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Edição V. Este programa se insere nos objetivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS), assim como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Formação em Educomunicação acontece em eventos socioambientais em Florianópolis

Formação em Educomunicação acontece em eventos socioambientais em Florianópolis

O Coletivo Memórias do Mar, a Ecovila São José e o Instituto Linha D’água realizaram entre os dias 15 e 19/10 formação em educomunicação durante o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (ENCOGERCO) e II Simpósio Brasileiro de Praias Arenosas (SBPA), que aconteceram em Florianópolis (SC) (http://www.praiaegestao.com.br/).

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