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Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

Educomunicação e comunicação pública da ciência: webminicurso na 74RA da SBPC

O webminicurso “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, idealizado pela Socicom, está com matrículas abertas até o dia 21 de julho. Rafael Gué Martini (ABPEducom/UDESC) será um dos ministrantes, juntamente com Diogo Lopes de Oliveira (ABPEducom/UFCG) e Graciele Almeida de Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas (FCC). A formação faz parte da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e incentivará a reflexão sobre o consumo crítico dos meios de comunicação e a importância do combate à desinformação e aos movimentos anticiência. Os participantes serão convidados a identificar a importância do pensamento científico e da práxis educomunicativa para o exercício pleno da cidadania.

O webminicurso é destinado ao público em geral e terá 8h de duração, sendo 6h na forma de videoaulas gravadas e um encontro de 2h online ao vivo no dia 12/08 das 13h às 15h. Mais informações e matrícula no link da página da 74ª Reunião da SBPC.

Junte-se a nós na qualificação do debate sobre a valorização da ciência e o combate à desinformação.

Uma das fontes para esse texto é a matéria no site da ABPEducom: ABPEducom integra programação da 74ª Reunião Anual da SBPC

 

 

Educomunicação na 74ª Reunião da SBPC

Educomunicação na 74ª Reunião da SBPC

No mês de julho farei duas participações na 74ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Como palestrante no Painel Educomunicação e direitos da terra: mídia, educação e ciência em defesa do meio ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) . E como um dos ministrantes do Webminicurso Educomunicação e comunicação pública da ciência, promovido pela Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM).

O painel será coordenado pelo presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares (USP), com a participação dos palestrantes: Rafael Gué Martini (UDESC), Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondônia) e Kleber Del Claro (UFU). Será transmitido online, mediante inscrição no evento, na terça-feira dia 26 de julho de 2022, entre as 16 e as 18 horas.

O Webminicurso (WMC-10) terá como ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC). A atividade consiste em uma primeira etapa assíncrona por meio de videoaulas, que totalizam seis (6) horas, com mais duas (2) horas de encontro online síncrono (ao vivo) com os ministrantes. As videoaulas ficarão a disposição, mediante matrícula antecipada, entre os dias 01 e 05 de julho de 2022. O encontro ao vivo acontece após os participantes assistirem as videoaulas e ainda não tem data definida, mas será divulgado para quem se inscrever.

Realize sua inscrição no evento, matrícula no webminicurso e veja mais informações sobre a programação e custos das atividades na página de inscrições do evento.
Há preços promocionais para grupos e descontos especiais para quem se filiar a SBPC.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade de Brasília (UnB) realizarão a 74ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 24 e 30 de julho de 2022. A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina). O tema central desta edição é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” com atividades de diversas áreas do conhecimento.

Outro destaque da programação no campo da educomunicação é a Mesa-Redonda Educomunicação e saúde pública: mobilização social em prol da vigilância epidemiológica, que acontece na quinta-feira, 28 de julho, das 14 às 16 horas. Também na modalidade virtual, a mesa será coordenada por Claudemir Edson Viana (USP) e contará com as palestras de Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (SES/SP), Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza (FIOCRUZ) e Flavio Wittlin (Jornalista).

Acesse o site do evento e confira mais detalhes no Site da 74ª Reunião da SBPC.

Serviço:
Painel: EDUCOMUNICAÇÃO E DIREITOS DA TERRA: MÍDIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE (ABPEducom)
Terça-feira, 26/7/2022 – das 16h00 às 18h00
Modalidade: Virtual
Coordenador: Ismar de Oliveira Soares (USP)
Palestrantes: Rafael Gué Martini (UDESC), Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondônia) e Kleber Del Claro (UFU)

WMC-10 – EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA (SOCICOM)
Ministrantes: Diogo Lopes de Oliveira (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira (FCC) e Rafael Gué Martini (UDESC)
Ementa: A Educomunicação e a Comunicação Pública da Ciência possuem diversos pontos em comum. Os principais talvez sejam o caráter social e inclusivo de suas bases epistemológicas de sustentação, a sensibilização para a importância do desenvolvimento dos pensamentos crítico e científico e suas relações com a defesa da democracia e do empoderamento de minorias, proporcionando voz e vez nos debates públicos relevantes para o exercício pleno da cidadania. Nossa proposta analisa a importância do consumo crítico dos meios de comunicação, a relevância do combate à desinformação e aos movimentos anti-ciência e os benefícios de enxergar o mundo através das lentes da ciência.
Videoaulas: 01/07 a 05/08/2022
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: Geral
Modalidade: Virtual

Mesa-Redonda: EDUCOMUNICAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PROL DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (ABPEducom)
Quinta-feira, 28/7/2022 – das 14h00 às 16h00
Modalidade: Virtual
Coordenador: Claudemir Edson Viana (USP)
Palestrantes: Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (SES/SP), Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza (FIOCRUZ) e Flavio Wittlin (Jornalista)

Educomunicador Rafael Gué Martini é finalista do Prêmio ODS SC

Educomunicador Rafael Gué Martini é finalista do Prêmio ODS SC

Por Rafael Gué Martini

Recebi com muita alegria a notícia que este ano estou finalista do Prêmio ODS Santa Catarina, na categoria pessoa física. Em sua terceira edição, o Prêmio busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina; ampliar o engajamento de pessoas e organizações que atuam com os ODS no estado; e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da premiação é reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizadas pelos signatários do Movimento catarinense, divididos em 6 categorias: Empresa; Instituição de Ensino; Organização de Classe; Organização da Sociedade Civil; Poder Público; e Pessoa Física.

Fui selecionado pela minha participação como redator e consultor voluntário do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) , do qual sou integrante no Time Educomunicação Socioambiental Costeira e Marinha.

O programa HOB impulsiona a formação de capacidades inter-redes, sobretudo dos membros do PainelMar, para atuação na interface entre conhecimento (científico e local) e políticas públicas; enfatizando a criação de oportunidades para o protagonismo de profissionais em início de carreira, bem como o tema da implementação das metas do ODS 14 – Vida na água, especialmente de políticas públicas de ordenamento territorial costeiro e marinho.

A entrega do Prêmio ODS SC 2021 ocorrerá no dia 05 de novembro às 19h30, quando serão anunciados os projetos vencedores em cada categoria durante a 2ª edição do Fórum Brasil ODS. O Fórum será realizado de 5 a 7 de novembro de 2021, e acontecerá de forma híbrida (uma parte presencial e outra transmitida online), para garantir o distanciamento social, aplicando os protocolos de higiene e segurança para preservar a saúde dos participantes. O evento será transmitido a partir do Hotel SESC Cacupé, em Florianópolis/SC.

Mais que o reconhecimento pela participação no programa HOB, considero essa indicação o resultado de mais de dez anos de envolvimento com as metas de sustentabilidade da ONU. Uma trajetória que iniciou com minha participação como editor do Boletim do Movimento Nós Podemos SC, quando ainda estávamos sob a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Depois, segui no movimento como representante de organizações e, por fim, signatário como pessoa física do rebatizado Movimento Nacional ODS SC.

Agradeço o convite do parceiro e mamulengo do Coletivo Memórias do Mar, Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, para compor a equipe de redação e agora integrante e consultor na execução do Programa HOB. Na pessoa do Leopoldo, expresso a minha gratidão à essa grande rede de redes que é o PainelMar, com tantas pessoas fantásticas e engajadas na busca de alternativas para a saúde do oceano. Na Década dos Oceanos, anunciada pela ONU, ações como essa são muito relevantes na busca de uma melhor gestão da Amazônia Azul brasileira – expressão usada para designar a área marítima da costa sob a jurisdição do Brasil.

Foi durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável no município do Rio de Janeiro em 2012 (RIO + 20), que os integrantes do Coletivo Memórias do Mar (CMM) (precursor do PainelMar) notaram um distanciamento entre processos de tomada de decisão (conduzidos durante a RIO+20 no Centro de Convenções Riocentro) e as centenas de discussões populares autogestionadas no âmbito da Cúpula dos Povos – que ocorreu simultaneamente no aterro do Flamengo. A preparação do Rascunho Zero do PainelMar foi iniciado no âmbito destas discussões (2012) e culminou com a definição de um Documento Base em 2015. Nesta ocasião, surgiu também a proposta de desenvolvimento de um Acordo Constitutivo para nortear a governança desta rede de redes, bem como de um plano de ação estratégico para orientar as ações práticas a serem tomadas pela Secretaria Executiva e os membros do PainelMar, além dos projetos, ações e programas desenvolvidos por estes.

O modelo operacional co-idealizado no HOB foi inspirado em ações protagonizadas pelo CMM, como o programa de conhecimentos e práticas locais iniciado no Projeto Meros do Brasil, o Projeto Babitonga Ativa, entre outras experiências que sempre incluíram a educomunicação socioambiental e a ecocidadania. Como o CMM e o PainelMar são coletivos sociais que não possuem CNPJ, buscamos sempre instituições parceiras para a realização de nossos projetos.

O Programa HOB tem como organizações mantenedoras a Fundação Grupo Boticário, instituto linha D’água, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Instituto Costa Brasilis, Rare e projeto Future Earth (Futuro da Terra). Também são parceiros do HOB a Associação Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom), na qual atuo como membro do Conselho Consultivo Deliberativo; e o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do qual sou o atual coordenador.

Independente do resultado do dia 05 de novembro, a sustentabilidade dos oceanos e a educomunicação ganham mais visibilidade com o balançar da bandeira do Programa HOB.

Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

Educomunicação Socioambiental é tema de encontro técnico da Casan/SC

No dia 05/10 ocorreu a oficina de Introdução à Educomunicação Socioambiental, ministrada pelo educomunicador Rafael Gué Martini durante o 10ª Encontro Técnico CASAN: inovando para o futuro. O foco da oficina foi na sensibilização dos participantes sobre o tema da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e suas possíveis relações com a sustentabilidade.

A partir do levantamento de palavras geradoras sobre o tema junto ao público participante, foram abordadas questões relacionadas aos conceitos da educomunicação socioambiental. Esses conceitos foram exemplificados com relatos de experiências do ministrante, incentivando o diálogo com o público. A partir do relato de práticas e projetos, os cerca de 120 participantes foram levados a refletir sobre as relações entre educação, comunicação, cultura tecnológica e sustentabilidade.

Nuvem de palavras

Nuvem de palavras relacionadas pelo público ao tema da Educomunicação Socioambiental

O objetivo da atividade foi promover o conceito de educomunicação socioambiental, por meio do relato de experiências e incentivo a criação de propostas de ação no âmbito pessoal, comunitário e laboral. Com 90 minutos de duração, a interação dinâmica deixou uma sensação de que ainda há muito a explorar sobre o tema com os colaboradores da Casan. Houve a sugestão, por parte de gestores presentes, de programar outros encontros com os educadores ambientais da empresa para aprofundar o tema.

A Casan publicou matéria de cobertura em seu site com o título Oficina destaca impactos da Educomunicação Socioambiental nas comunidades. Acesse e confira mais informações.

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Educomunicação é tema de workshop na Semana da Europa

Com o título “Educomunicação: criação, representação e arte”, o Prof. Rafael Gué Martini coordenou um workshop no dia 11/09, dentro da programação da Semana da Europa Digital. Além do professor, participaram como seus convidados o cineasta indígena Takumã Kuiukiro e a artista e animadora Jamile Coelho.

O workshop mostrou que a arte audiovisual pode trabalhar com múltiplas linguagens (trilha sonora, storyboard, roteiro, imagens de arquivo, fotonovela, etc), sempre em uma perspectiva áudio-scripto-visual. A partir do modelo de produção cinematográfica, a turma pode ser considerada uma equipe de cinema, que vai se dividir de acordo com o que cada integrante mais gosta de fazer. Foram abordadas as possibilidades da linguagem audiovisual na educação escolar; a representatividade multicultural; a arte como direito de expressão; e a necessidade de vínculo com a localidade. Entre os autores referência para a formação estão Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Paulo Freire e Mário Kaplún.

O workshop faz parte da formação de 40h “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”, que iniciou em 1º de setembro e encerra em 2 de outubro. Os cerca de 30 participantes, selecionados pela organização do evento, vão assistir cinco workshops de 4h e realizar um laboratório de produções individuais, com as reflexões geradas pela formação.
A formação é voltada a professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovaram ter iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes, além de vagas extras a comunicadores e educadores de quaisquer disciplinas que tenham interesse em trabalhar com o tema.

A Semana da Europa é uma oportunidade para mergulhar no vasto mundo europeu e sua diversidade, sem sair do Brasil. Em sua 17ª edição, foi dividido em duas partes: a formação, fechada ao público selecionado; e um Seminário Internacional que ocorre dias 21 e 22 de setembro das 9h às 13h, aberto ao grande público. Confira a programação no link:
https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia; Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

Educomunicação é citada no Currículo do Território Catarinense

Educomunicação é citada no Currículo do Território Catarinense

Pela primeira vez a educomunicação aparece no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, documento que foi reformulado em 2020 para atender as mudanças previstas na Lei n. 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996). O Currículo também busca incorporar as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, publicada em 2018.

A menção à educomunicação é feita em um dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), que são a parte flexível do Novo Ensino Médio e que podem ser definidos de forma participativa pelas escolas e seus estudantes. O primeiro Roteiro Pedagógico da área de Ciência e Tecnologia, que trata da Educação Tecnológica, sob o título “O Educando, as Tecnologias e as Linguagens Digitais”, justifica suas abordagens citando a educomunicação.

“[…] o componente Educação Tecnológica busca proporcionar situações de aprendizagem ligadas à “educomunicação”, favorecendo um ambiente de acesso aos principais elementos informativos e educacionais digitais, diante de suas múltiplas possibilidades, visando a contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e à aprendizagem colaborativa, uma vez que amplia as possibilidades e metodologias, tanto de ensino quanto de aprendizagem” (GOVERNO DE SANTA CATARINA, 2020, p. 188).

Trata-se de mais uma iniciativa que reconhece a validade das abordagens educomunicativas nos espaços institucionais educativos. Os professores educomunicadores de Santa Catarina estão agora amparados pelo novo currículo, o que valoriza suas práticas. Essas práticas alinhadas com o currículo territorial e com as diretrizes nacionais, podem fortalecer o surgimento de novas políticas públicas que valorizem o protagonismo juvenil. Que possamos, com isso, incluir cada vez mais os jovens na gestão de suas aprendizagens.

Referências

GOVERNO DE SANTA CATARINA. Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e Ampliando Saberes. Brasil: Secretaria de Estado da Educação; Instituto Iungo, 2020. Disponível em: <http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense>

Educomunicação no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

Educomunicação no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

A educomunicação esteve presente no IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que aconteceu entre 23 e 27 de agosto de 2021, na modalidade online.

Nos dias 24 e 25 pela manhã, o educomunicador Rafael Gué Martini (UDESC) realizou o Minicurso (MC29) Educom.Cine – Audiovisual, Educação e Cidadania, no qual apresentou a metodologia e dinâmicas de criação inspiradas no programa de extensão de mesmo nome da UDESC. O Educom.Cine ocorre desde 2015 sob a coordenação do professor e integra vivências socioambientais, formações e produção áudio-scripto-visual coletiva na promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) de estudantes e suas comunidades na educação básica.

No dia 26 de agosto, das 9h as 12h, o professor Rafael apresentou o trabalho Educar com Comunicação, Tecnologia e Aprendizagem, dentro do GT29: Educação, Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital. Além desse trabalho, foram apresentados muitos outros no GT coordenado por Graziela Fatima Giacomazzo (UNESC), Patricia Jantsch Fiuza (UFSC), Vanice dos Santos (UFPB), que teve também uma sessão na parte da tarde e promoveu ótimas discussões entre os pesquisadores e pesquisadoras presentes. Destaque para a presença do colega do grupo de pesquisa Educom Floripa, Edemilson Gomes De Souza, que apresentou seu trabalho com produção midiática e educomunicação na rede Marista de Santa Catarina e do Paraná (TVQ São José e TV Q Paraná).

Outros destaques do evento foram a conferência de abertura com a Profª. Dra. Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires (UBA): América Latina en la encrucijada – Apuesta a la justicia social con justicia de género. E a conferência de encerramento do congresso com o professor Dr. Emir Simão Sader, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Políticas Públicas e Formação Humana.

Ótimo ver a Educomunicação presente em um evento internacional de grande porte da área da educação e das humanidades.

Mais informações no site do  IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação.

Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

Inscritos nos Colóquios de Educomunicação vem de 04 países e dos 27 estados brasileiros

O VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação iniciam na próxima terça-feira (09/03) e seguem até o dia 19 de março. Já são 700 participantes inscritos representando quatro países e todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que as inscrições seguem abertas. O evento é totalmente online e gratuito e sua abertura contará com a participação de Cléia Demetrio Pereira, diretora de extensão do CEAD/UDESC, Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc e Luiz Antonio Ferreira Coelho, vice-reitor da UDESC..

Com o tema “Educomunicação em tempos de pandemia: Práticas e desafios”, o evento irá receber profissionais e pesquisadores de diversos países e tem como objetivo difundir e ampliar a discussão em torno da temática das interfaces entre Educação e Comunicação. Especialmente por meio do aprofundamento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares. O evento é realizado pela UDESC, Educom Floripa e ABPEducom SC com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do edital PROVENTOS de 2020.

Todas as discussões propostas perpassam a cultura digital, a formação de professores, o desenvolvimento de uma prática pedagógica vinculada aos modos de ser e de viver de uma infância e juventude conectadas. Essas discussões terão como pano de fundo as práticas desenvolvidas no contexto da pandemia da COVID-19, e os desafios que essa nova realidade trouxe à educação. É importante salientar que os eventos visam contribuir com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando reflexões, aprofundamento, debates e a socialização de pesquisas sobre diversos temas.

A programação dos eventos se desenvolve ao longo de oito dias, com um total de 16 atividades que somam 24 horas. Serão contemplados, entre outros, o debate sobre a prática pedagógica na escola básica e em contextos socioambientais, levando em conta a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável. A reflexão sobre a incorporação dos avanços tecnológicos à educação, em contexto ibero-americano, estará presente na fala de convidados do Brasil, Peru, Espanha e Portugal. Toda a programação terá tradução em Libras. As conferências, palestras, painéis e debates irão compor artigos que serão reunidos em um livro do evento.

O público-alvo dos eventos inclui pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

Uma novidade deste ano é a Oficina de Cobertura Colaborativa (Cob-Colab), feita para e pelos inscritos, organizados em quatro diferentes núcleos de produção: Vídeo, Design, Podcast e Textos para Web. Ao todo, serão 12 horas de conteúdos práticos e formativos, com certificação ao final do projeto.

O evento conta também com as seguintes instituições parceiras: Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação (ABPEducom) Núcleo Regional de Santa Catarina; Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC); Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC); Observatório Ibero-Americano de Educomunicação Bernunça n.0 (OIE Bernunça n.0); Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias (Edumídia/UFSC); Grupo de Pesquisa Mídia & Conhecimento (GPM&C/UFSC); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (NESEF/UNIPLAC); Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC); Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC); Projeto Toninhas – UNIVILLE; Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria de Educação de Florianópolis (DEF/PMF); e Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Fica o convite para participação no VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação que almeja, numa construção coletiva, criar um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras. Conheça a programação do evento e realize sua inscrição no site www.educomfloripa.com.br

Para saber mais sobre o evento e conhecer a linha do tempo dos colóquios visite o site.

SERVIÇO:

O que: VIII Colóquio Ibero-americano de Educomunicação e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação
Quem: Promovido pelo grupo de pesquisa Educom Floripa, UDESC, ABPEducom SC e parceiros
Onde: Modalidade Online – Inscreva-se no site: https://www.educomfloripa.com.br/
Quando: 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de março de 2021 (ver os horários na programação disponível no site do evento).
Por quê: Com a temática Educomunicação em tempos de pandemia: práticas e desafios, os eventos têm como pano de fundo as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da pandemia de COVID-19 e os desafios que essa nova realidade trouxe para a inclusão das tecnologias na educação. O objetivo central dos colóquios é difundir e ampliar a discussão em torno da temática das possíveis interfaces entre Educação e Comunicação, buscando o aprofundamento do conhecimento na análise crítica das práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas em espaços escolares e não-escolares.

Público-alvo: pesquisadores, professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico, superior e de pós-graduação, agentes públicos municipais e profissionais da educomunicação. Os participantes poderão conferir ainda a apresentação de pesquisas recentes em âmbito de mestrado e doutorado envolvendo pesquisadores de diversos grupos, estudantes do ensino superior e pós-graduação, profissionais do campo da educomunicação e representantes das esferas municipais e estaduais.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Nome: Ademilde Silviera Sartori
Fone: 48 991648162
E-mail: ademildesartori@gmail.com
Nome: Rafael Gué Martini
Fone: 48 991298990
E-mail: rafael.martini@udesc.br

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Projeto dos Colóquios de Educomunicação de SC

Neste dia 14/08, submetemos o projeto do VIII Colóquio Ibero-americano e IX Colóquio Catarinense de Educomunicação ao Edital Proeventos Fase II Fapesc. Foram meses de dedicação, com o cancelamento da Fase I, o recadastramento do projeto novamente e, por último, a mudança para o formato online. Queríamos nos ver e festejar os eventos no calor do contato presencial, mas ponderamos que em março de 2021, infelizmente, ainda estaremos sob o jugo do isolamento físico. Sem problemas, faremos um belo evento com interação social mediada pelas tecnologias. Nada mais educomunicativo.

Oficina de Formação

Oficina de Formação

Oficina de Formação

A oficina de Formação de Educadores/Professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: blogues sobre mudanças climáticas e riscos ambientais, integra as ações do Programa de Extensão Formação de Educadores/Professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Edição V. Este programa se insere nos objetivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DNUEDS), assim como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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